Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O QUE É O AIKIDO?

Ir para baixo

O QUE É O AIKIDO? Empty O QUE É O AIKIDO?

Mensagem  Admin Dom Set 07, 2008 3:03 am

O Aikido é a arte de neutralizar um ou vários adversários, com ou sem armas, sem magoar ou ferir outrem. Ele conduz a força do adversário transformando o antagonismo em harmonia. A presença de espírito permite nomeadamente ao Aikidoka colocar-se no centro da acção, e reduzir o ataque do parceiro retirando-lhe a sua violência, um pouco à semelhança do efeito do olho do furacão em relação aos ventos da sua periferia: o centro está vazio (em paz), a periferia pode libertar uma energia terrível.
O Aikido utiliza projecções e imobilizações. As deslocações, em espiral (Tai-Sabaki), e nas oito direcções (Happo-Undo), são os grandes princípios do Aikido. São estudados tanto pelos jovens principiantes, como pelos Mestres experientes.
Pela sua harmonia, o Aikido cumpre uma função pedagógica válida para todas as idades, é útil à integração dos indivíduos na sociedade, ensinando-lhes a impermanência de todas as coisas, a busca de si, o respeito pela natureza e pelos outros.
O QUE É O AIKIDO? Aikido_kanji


AI KI DO - Decompõe-se em três sílabas

Ai: Amor universal, unidade.

Ki: As energias primordiais manifestadas; em numerosas circunstâncias, a noção do Ki é movimento da vida, dinamismo por excelência, Sopro, Respiração.

Do: A Via, o caminho ; é o caminho para o aperfeiçoamento total do ser humano; não se deve confundi-lo com Do ou Dao (Tao em chinês), que significa a origem de todas as coisas. O Do do Aikido deve ser entendido no sentido da prática espiritual. Esses Do, esses Tao, esses Michi, que podem traduzir-se por logos em grego ou verbum em latim, convergem todos para a mesma finalidade.

De: http://www.apada.org
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/09/2008

https://budokan.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos